Intel se posiciona sobre problemas com chips de 13ª e 14ª geração e promete correção
A Intel tem enfrentado alguns problemas em relação aos seus processadores de 13ª e 14ª geração, como você deve ter visto recentemente. Pois bem, parece que a companhia encontrou finalmente a causa do problema e emitiu um posicionamento, além de sinalizar o lançamento de uma correção para a situação afetando os chips.
Conforme noticiado pelo portal Wccftech, a empresa firmou que o problema foi causado pela operação dos componentes em altas voltagens. Esse, por sinal, foi o motivo principal, mas outro fator que também colaborou para esse cenário foram algoritmos de microcódigo com problemas que fizeram a CPU solicitar tensões incorretas. Veja a seguir a nota da companhia:
Com base em uma extensa análise dos processadores para desktop Intel Core de 13ª/14ª geração devolvidos a nós devido a problemas de instabilidade, determinamos que a tensão operacional elevada está causando problemas de instabilidade em alguns processadores para desktop de 13ª/14ª geração. Nossa análise dos processadores retornados confirma que a tensão de operação elevada é decorrente de um algoritmo de microcódigo resultando em solicitações de tensão incorretas para o processador.
A Intel está fornecendo um patch de microcódigo que aborda a causa raiz da exposição a tensões elevadas. Estamos continuando a validação para garantir que os cenários de instabilidade relatados à Intel em relação aos seus processadores para desktop Core de 13ª/14ª geração sejam abordados. A Intel está atualmente visando meados de agosto o lançamento do patch para parceiros após a validação completa.
A Intel está comprometida em fazer isso certo com nossos clientes, e continuamos pedindo a todos os clientes que atualmente enfrentam problemas de instabilidade em seus processadores para desktop Intel Core de 13ª/14ª geração entre em contato com o Suporte ao cliente Intel para obter mais assistência.