NVIDIA GeForce RTX 5090 vazam detalhes da GPU GB202, memória GDDR7 de 28 Gbps e mais
A GeForce RTX 5090 pode ser lançada em breve como a nova placa de vídeo de altíssimo desempenho da NVIDIA, trazendo uma arquitetura renovada e a próxima geração de memórias GDDR. No entanto, apesar de migrar para várias tecnologias inéditas, é esperado que a GPU tenha o mesmo design monolítico da GeForce RTX 4090.
Em vez de utilizar o mesmo design de chiplets do superchip GB200, que interconecta várias matrizes de processamento através do NVLink, a nova placa de vídeo de alto desempenho para jogos deverá ser equipada com uma plataforma monolítica, que tem todos os seus diferentes tipos de núcleos integrados a uma única matriz de GPU.
As informações foram reveladas pelo vazador kopite7kimi do X (Twitter). Com isso, é possível deduzir que a gigante de hardware manterá seu design de chiplets exclusivo para seus processadores para data center e IA, enquanto as placas de vídeo para jogos, voltadas ao público consumidor, segue contando com um chip monolítico.
Especula-se atualmente que essa GPU, supostamente chamada de “GB202”, deve ser fabricada com um processo de 4 nanômetros da TSMC, contradizendo os primeiros rumores que apontavam para o uso da tecnologia de 3 nanômetros, que é mais eficiente e garante um desempenho superior ao hardware.
Levando em consideração os rumores prévios de que a GPU GB202 — que será utilizada somente na GeForce RTX 5090 — terá o dobro de núcleos em comparação com a GPU GB203, que será usada na GeForce RTX 5080, é possível deduzir que o chip mais poderoso terá uma área de matriz significativamente maior.
Com isso, pode haver necessidade de um sistema de dissipação de calor mais robusto. Vazamentos anteriores revelam que a NVIDIA está experimentando diferentes opções de resfriamento para o design de referência da GeForce RTX 5090.
Outras especificações vazadas sugerem que a placa de vídeo topo de linha da NVIDIA será equipada com 32 GB de memória GDDR7 com velocidades de até 28 Gbps. Considerando que o barramento poderá ter 512 bits, é possível que estejamos falando de uma largura de banda massiva de 1,79 TB/s.
A expectativa é que a GeForce RTX 5090 seja anunciada em meados do segundo semestre de 2024, possivelmente logo após o lançamento da GeForce RTX 5080.
A NVIDIA está preparando o lançamento de uma nova geração de placas de vídeo para 2024. O modelo mais avançado é supostamente chamado de “GeForce RTX 5090”, e costuma protagonizar a maioria dos vazamentos relacionados à linha apelidada como “Blackwell” — que também é o nome da arquitetura que será utilizada na GPU.
Nesta quinta-feira (23), um novo vazamento revelou informações adicionais sobre o que podemos esperar da GeForce RTX 5090. De acordo com o usuário Panzerlied do fórum Chiphell, a nova placa de vídeo topo de linha terá um sistema de memória muito avançado, combinando tecnologias como o GDDR7, barramento de 512 bits e mais.
(Imagem: Reprodução)
Com um barramento incrivelmente denso de 512 bits (superando a GeForce RTX 4090, com 384 bits), a próxima geração da placa de vídeo mais potente da NVIDIA promete um salto de desempenho tão expressivo quanto o da RTX 4090. Ainda, o vazador afirma que o modelo terá 16 módulos de memória GDDR7 com velocidades de 28 Gbps.
Para comparar, a GeForce RTX 4090 tem 12 módulos de memória GDDR6X com velocidade de até 24 Gbps e capacidade total de 24 GB de VRAM. Deduzindo que a NVIDIA continuará utilizando módulos com capacidade de 2 GB, é possível deduzir que a GeForce RTX 5090 terá um recorde de capacidade de memória na linha, com 32 GB de VRAM.